Do tradicional chimarrão, símbolo de confraternização e amizade, ao refrescante tereré, perfeito para os dias mais quentes do verão, e ao reconfortante chá, que aquece com seu sabor acolhedor, a erva-mate da Vivenda do Mate oferece uma experiência única e versátil para todos os gostos e ocasiões.

Mas a jornada da erva-mate aqui na Vivenda do Mate não para por aí. Nosso compromisso com a inovação nos levou a explorar novos horizontes, levando a erva-mate muito além. De pratos doces à salgados até coquetéis e drinks, nossa erva-mate adiciona um toque único e sofisticado a qualquer receita. Cada degustação é uma celebração dos sabores mais autênticos do sul do Paraná e do Brasil.

Convidamos você a explorar o mundo mágico da Vivenda do Mate e a descobrir por si mesmo todas as possibilidades que a erva-mate além da cuia tem a oferecer. Junte-se a nós nesta jornada e deixe a Vivenda do Mate ser o seu destino para uma experiência autêntica e inspiradora com a erva-mate. Estamos ansiosos para saber qual é a sua preferência com a erva-mate!

Chimarrão

1. Acomode 1/3 de erva-mate em um dos lados da cuia
2. Com o recipiente inclinado, preencha com água fria (para um chimarrão super suave) ou água morna/quente (para um chimarrão intenso)
3. Aguarde alguns segundos até que a erva-mate absorva a água (a hidratação da erva-mate é importante para proporcionar o melhor sabor)
4. Posicione a bomba, complete com água quente e está pronto!

Tereré

1. Acomode 1/3 de erva-mate em um dos lados da guampa
2. Com o recipiente inclinado, preencha com água fria e aguarde alguns segundos até que a erva-mate absorva a água
3. Posicione a bomba
4. Complete com água gelada ou com o suco de sua preferência e está pronto!

Chá

1. Coloque 1 colher de erva-mate na xícara
2. Adicione água quente e aguarde 4 minutos
3.
Posicione a bomba e pronto! É só aproveitar!

Gin Tônica com Mate

1. Coloque 1 colher de erva-mate no copo
2. Adicione água fria e aguarde 7 minutos
3. Passe a mistura em uma peneira
4. Adicione gin tônica, limão, hortelã e gelo à mistura
5. Pronto! É só aproveitar!

Brigadeiro

Ingredientes
3 latas de leite condensado
1 caixa de creme de leite UHT
3 colheres de sopa de erva-mate Vivenda do Mate
1 colher de manteiga sem sal

Modo de Preparo
Em uma panela ferva a erva-mate com o creme de leite. Coe e misture com os demais ingredientes. Mexa em fogo médio até desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar e modele. Para enrolar, sugerimos fazer uma mistura de leite em pó (3 colheres) com a erva-mate peneirada (2 colheres).

Pierogi de Erva-Mate recheado com requeijão caseiro, tomate seco e manjericão

Esse foi um prato elaborado para o Festival Brasil Sabor 2018 (@festivalbrasilsabor) por Eva Blaszczyk (@eva._blaszczyk), proprietária da Vivenda do Mate (@vivendadomate). O destaque está na utilização de ingredientes de origem (@origensparana), em especial a Erva-Mate com Indicação Geográfica – IG-Mathe (@ig.mathe) produzida em São Mateus do Sul/PR da Ervateira Taquaral (@ervamatetaquaral) e a farinha de trigo da Moageira Irati (@moageita.irati), localizada em Irati/PR. Também vale destacar que o requeijão também é artesanal, preparado a partir de uma receita familiar passado de geração em geração.

INGREDIENTES

Massa
- 360g de farinha de trigo
- 10g de erva-mate peneirada
- 50g de manteiga
- 2 gemas
- 240ml de mate filtrado (passar 280ml de água fervendo em 50g de erva-mate)
- Sal a gosto

Recheio
- 260g de Requeijão Caseiro (Confira o modo de preparo a seguir)
- 60g de tomate seco
- 1 ramo de manjericão
- Sal a gosto

Molho
- 500g de creme de leite fresco
- Sal a gosto

MODO DE PREPARO

PRIMEIRO O REQUEIJÃO
Colocar 2 litros de leite pasteurizado Tipo C em um recipiente plástico, tampar e deixar em repouso (em temperatura ambiente) até coalhar. Assim que coalhar (pode demorar de 1 a 2 dias, dependendo da estação do ano), transferir o conteúdo para uma panela e aquecer (até atingir a temperatura de 75°C ou até você perceber que está no ponto). Coar a massa (em um pano higienizado ou peneira) e deixar que o soro escorra. Transferir a massa para um recipiente, temperar com sal, tomate seco e manjericão (ou com temperos que preferir! É apenas uma sugestão!).

MASSA
Em um recipiente, misture a farinha de trigo, a erva-mate peneirada e o sal. Junte a manteiga, as gemas e o mate filtrado (Quente! Fervendo! É isso que dará o ponto da massa) e amasse até obter uma consistência homogênea. Depois é só montar o pierogi!
Rende 80 unidades pequenas.

MOLHO
Em um recipiente misture o creme de leite e o sal e bata com um fouet.

A dica é fazer a montagem nos pratos e peneirar um pouco de erva-mate por cima!